Unidos Somos Mais!

 

Saúde Mental em Foco

Afece

A Afece dedica-se exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual com acentuado grau de comprometimento, caracterizada pela área médica como deficiência mental severa. 

Essas pessoas apresentam déficit significativo na comunicação, atraso acentuado no desenvolvimento psicomotor, autocuidados simples sempre desenvolvidos sob rigorosa supervisão, déficit intelectual, grave atraso na fala e linguagem, retardo psicomotor gerando grave restrição de mobilidade, incapacidade de autocuidado e de atender suas necessidades básicas além de outros agravantes clínicos e associação com outras manifestações neuropsiquiátricas e síndromes raras.

A Deficiência Intelectual severa implica em remanejamentos de atividades cotidianas e adaptação familiar a um contexto de exigências em termos de educação e saúde, habilitação e reabilitação que, muitas vezes, só é possível dentro da Afece.

Quando se convive com uma pessoa com deficiência severa, tende a haver um redirecionamento do investimento das energias dos pais e é preciso despender um tempo considerável para o desempenho de atividades de cuidado, incluindo consultas frequentes a especialistas e equipe multidisciplinar.

Assim, o processo de adaptação da dinâmica familiar se torna um desafio constante e a necessidade da realização de ajustes pode aumentar de acordo com o estágio do desenvolvimento da pessoa com deficiência e as suas facilidades ou dificuldades de autonomia, exigindo da família maior ou menor dedicação integral.

Nesse contexto, o Neurologista contribui significativamente neste processo de reabilitação/habilitação, tratamento e evolução das pessoas atendidas, pois diminuem crises convulsivas, estabilizam comportamentos agressivos, hiperativos e inadequados, que influenciam na evolução e respostas diante das demais terapias nas áreas da saúde, na área educacional e também no convívio familiar. 

Proporcionando à pessoa com deficiência condições de desenvolverem suas capacidades no aspecto intelectual, emocional, físico e social contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.

 

Conheça o projeto

Neste cenário, a Afece vem buscando através das consultas especializadas o resguardo do bem-estar biopsicossocial a todos nestes momentos de angústias e incertezas e continua dando suporte para todas as famílias.

O projeto Saúde Mental em Foco vem justamente de encontro com esta realidade, pois buscamos financiamento para subsidiar despesas com a folha de pagamento do profissional de neurologia que atuará 16 horas semanais proporcionando mais de cem atendimentos mensais.

O foco desse projeto é minimizar as crises convulsivas, estabilização de comportamentos agressivos, hiperativos e inadequados, que influenciam na evolução e respostas diante das demais terapias nas áreas da saúde, na área educacional e também no convívio familiar. O projeto também prevê prevenir agravos que determinem o aparecimento de outras doenças no usuário, garantindo proteção através dos atendimentos da equipe multiprofissional e multidisciplinar.

https://www.redesolidariacuritiba.com.br/wp-content/uploads/2021/07/MARCA-REDE-2020ins-160x160.png
REDE SOLIDÁRIACuritiba
Basta uma ligação para que a equipe da Rede Solidária vá buscar a sua doação. Doação de roupas, calçados e brinquedos? Não tem problema!
CONECTE-SE COM NOSSASRede Sociais
Acompanhe tudo que acontece com a Rede Solidária. Ajude a compartilhar essa ideia.

Registrado por Rede Solidária. Desenvolvido por Fixar CMDP