Unidos Somos Mais!

 

Atividades recreativas com crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Nefrologia

Projeto Rede Solidária Pequeno Princípe

O Hospital Pequeno Príncipe é um centro de referência no qual se pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes. Instituição filantrópica, desde 1919 se dedica à causa da saúde infantojuvenil, que alia a assistência à saúde integral e humanizada, a formação de profissionais e a pesquisa científica em favor da saúde infantojuvenil. O Pequeno Príncipe é mantido pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro.

A instituição é referência em procedimentos de alta e de média complexidade, como transplantes de órgãos e de medula óssea que beneficiam meninos e meninas de todo o país. Atende média e alta complexidade, com 61% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e o restante da rede conveniada e particulares, destacando-se como um centro de tecnologia de ponta e excelência na realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos. 

O Pequeno Príncipe oferece 32 especialidades médicas, que contam com equipes multiprofissionais especializadas, 28 serviços complementares de diagnóstico e tratamento e conta com 378 leitos. No ano de 2020, foram realizados 159.459 atendimentos ambulatoriais, 786,943 exames diagnósticos e terapêuticos, 12.510 internações e 12.233 procedimentos cirúrgicos.

 

Conheça o projeto 

Image Freepik /a>

 

O Hospital Pequeno Príncipe busca atender a todos os direitos infanto-juvenis desde a alimentação saudável, educação, cultura, lazer, dignidade, respeito, liberdade, saúde e convivência familiar e comunitária. O objetivo do projeto é ofertar meios para que permitam atividades recreativas, culturais e lúdicas para os adolescentes atendidos pelo Serviço de Nefrologia, certificando o direito à saúde de forma humanizada. 

A humanização é essencial no processo de assistência à saúde, os tratamentos se completam com a dimensão humana do cuidar. O hospital foi o pioneiro na adoção de medidas que focam na humanização hospitalar e os direitos das crianças e adolescentes. Consequentemente, o Pequeno Príncipe tem feito ações para promoção dos demais direitos das crianças, adolescentes e suas famílias. 

O tratamento de doenças renais crônicas é realizado pelo Serviço de Nefrologia do Hospital Pequeno Príncipe, em um mesmo local os pacientes contam com um ambulatório geral da especialidade, exames diversos e todas as modalidades de terapia. 

Entende-se que as  atividades recreativas e culturais são essenciais para diminuir o desconforto físico e emocional do paciente durante as sessões de hemodiálise, nesse procedimento o paciente chega a vir seis vezes ao hospital no período de uma semana, para realizar a limpeza e a filtragem do seu sangue em uma máquina, onde cada sessão tem a duração de até quatro horas. Identifica-se nesse momento a oportunidade para realizar as atividades recreativas através de tablets.

O projeto pretende adquirir seis tablets, neles será possível o acesso a livros digitais, acessar sites da internet, utilizar aplicativos lúdicos e educativos próprios para estes dispositivos. 

https://www.redesolidariacuritiba.com.br/wp-content/uploads/2021/07/MARCA-REDE-2020ins-160x160.png
REDE SOLIDÁRIACuritiba
Basta uma ligação para que a equipe da Rede Solidária vá buscar a sua doação. Doação de roupas, calçados e brinquedos? Não tem problema!
CONECTE-SE COM NOSSASRede Sociais
Acompanhe tudo que acontece com a Rede Solidária. Ajude a compartilhar essa ideia.

Registrado por Rede Solidária. Desenvolvido por Fixar CMDP